8 filmes que poderiam ser cristãos

e que todo cristão deveria ver.

Como uma melancólica apaixonada por bons filmes, estou sempre em busca de uma nova história. Gosto de aprender com as narrativas, refletir sobre a situação atual da sociedade e me identificar com os personagens. É incrível como os filmes podem mexer com a gente e até nos fazer ver a vida de outra forma. 

Mas como cristã, também gosto de assistir essas histórias e encontrar paralelos com a Palavra de Deus, além de perceber constantemente como diferentes filmes podem conter vislumbres do céu.

Por isso, separei alguns filmes que não são cristãos, mas que transmitem uma mensagem cristã. Espero que gostem!

1 – O rei do show

Um musical com canções de cair o queixo. O rei do show conta a história de P.T. Barnum, um homem sonhador que abre uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento não dá certo, mas ele logo  pensa em uma saída: produzir um grande show estrelado por pessoas diferentes, freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.

Além de falar sobre o valor de diferentes personalidades e talentos, tem outra parte da história que me chama a atenção e me fez pensar na vida com Deus. Quando o show começa a ficar famoso e os ingressos a esgotar, P. T. Barnum se envolve com a fama, gosta muito de tê-la e acaba se perdendo. Antes de se tornar bem sucedido, ele era feliz com sua esposa e filhas e depois, acaba tomando algumas decisões erradas.

Felizmente, ele se arrepende e entende o que é realmente importante na vida. E isso faz muito sentido para os cristãos que se tornam famosos por alguma habilidade, como pregar ou cantar. É difícil manter a postura e os olhos fixos em Jesus quando as multidões enchem nossos ouvidos de elogios e os holofotes nos cegam. Nesses momentos, valorizar o que precisa ser valorizado e deixar de lado o que não convém pode ser um grande desafio. Graças a Deus, Ele é misericordioso para nos perdoar e paciente com recomeços.

From now on

These eyes will not be blinded by the

From now on – The greatest showman

(De agora em diante, que esse olhos não sejam cegados pelas luzes)

ONDE ASSISTIR? Disney+

2 – A vida secreta de Walter Mitty

Um filme despretensioso que mexe muito comigo. Walter é um processador de imagens da revista Life. Tímido e medroso, ele está sempre sonhando acordado e nunca vivendo de verdade. Quando seu emprego é colocado em risco, ele decide finalmente tomar uma atitude e viver uma grande aventura. Ele acaba parando na Islândia, atrás do fotógrafo que tirou a foto de capa da revista — e que Walter não sabe onde está. O protagonista conhece pessoas interessantes e adquire uma nova confiança para sonhar e progredir.

Da mesma forma, uma vida de fé é repleta de riscos. Confiar em Deus e seguir sua orientação exige coragem, mesmo que, na verdade, Ele seja digno dessa confiança. O que eu quero dizer, é que somos continuamente instruídos a fazer algo que parece arriscado, algo que exige fé, algo que parece loucura. Mas é só quando vivemos as aventuras com Deus, que percebemos como é bom viver. Criamos memórias, aprendizados e uma intimidade com Deus, impossíveis de conquistar deitado no sofá.

1.90.3-XPDCWEASXA32B6UMVX7MYKDJMY.0.1-8

ONDE ASSISTIR? Disney+

3 – A boa mentira

Filmes inspirados em fatos reais trazem uma emoção a mais, não é mesmo? Em A boa mentira, Carrie, uma assistente social que cuida de uma agência de empregos, ajuda jovens do Sudão a se estabelecerem nos Estados Unidos. Eles são refugiados de guerra e, além de terem um passado cheio de traumas, também enfrentam muitos desafios para se ajustarem à vida em outro país. Quando Carrie os conhece melhor e percebe a profundidade da história desses refugiados, o coração dela se move a fazer algo a mais por eles.

Esse é o tipo de filme que faz você olhar para outros lugares além de seu próprio mundo e perceber que tem muitas pessoas precisando de ajuda. Nós podemos ser esse auxílio, basta olharmos para o lado e oferecermos a mão. 

Assista esse filme e, quando acabar, pense sobre o que você pode fazer na sua comunidade, na sua família, no seu país. Talvez iniciar uma ONG, um projeto social, arrecadação de alimentos. Pesquise sobre o que está acontecendo no mundo e faça alguma coisa, mesmo que pareça pouco. Afinal, mudar a vida de alguém já é mudar o mundo.

ONDE ASSISTIR? Prime video

4 – Missão no Mar Vermelho

Se você está procurando por adrenalina, assista esse filme! Baseado em fatos reais, o filme apresenta Ari Kidron (Chris Evans) que, junto com uma equipe de inteligência israelense, recebe a missão do primeiro ministro de resgatar os judeus etíopes do Sudão e levá-los para Israel. 

É mais uma história sobre riscos que podemos tomar por amor ao próximo. A equipe aluga o Red Sea Diving Resort, um hotel costeiro sudanês abandonado, e o administra como fachada para facilitar a retirada de refugiados do país. Eles passam por momentos muito perigosos e arriscam suas vidas mesmo estando no anonimato. Da mesma forma que A boa mentira, esse filme nos faz pensar no que estamos dispostos a sacrificar para realmente ajudar alguém.

ONDE ASSISTIR? Netflix

5 – Adoráveis mulheres

Baseado no livro Little Women e ambientado durante a Guerra Civil americana, Adoráveis mulheres é um filme sensível sobre 4 irmãs: Jo, Beth, Meg e Amy.  Nós acompanhamos seu crescimento, enquanto elas se tornam adultas e descobrem quem são.Com personalidades completamente diferentes, elas são sempre acompanhadas pelos conselhos de sua mãe, uma mulher muito sábia, temente a Deus e fiel a seus princípios.

Escrita por uma autora cristã, a narrativa está repleta de vislumbres celestiais e pelo Evangelho. É uma história sobre uma família enfrentando os altos e baixos da vida, temendo a Deus e descobrindo quem são e o que devem fazer durante o caminho. 

ONDE ASSISTIR? Apple TV

6 – Até o último homem

Esse é um filme de guerra bem gráfico, então se atente à classificação indicativa antes de assistir. 

Dirigido por Mel Gibson — conhecido por dirigir também A paixão de CristoAté o último homem conta a história de Desmond Doss, um médico que vai para a linha de frente da Segunda Guerra Mundial mesmo sendo pacifista, ou seja, mesmo se recusando a portar ou usar qualquer arma de fogo.

Cristão membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Desmond enfrenta trabalhos árduos e é excluído por seus colegas, tudo por conta de sua decisão de honrar seus princípios. Porém, surpreendendo a todos, o soldado não desiste e não pede para sair. Pelo contrário, ele honra a sua profissão, decidindo resgatar todos os feridos que encontrasse. Ele enfrenta a sangrenta linha de frente da guerra sem arma, para salvar e cuidar daqueles que haviam sido atingidos. No final, ele resgata 75 soldados!

Nesse filme, aprendemos a honrar nossos princípios e aquilo que Deus colocou em nossos corações. Precisamos ser perseverantes e lutar pelo o que acreditamos, fazendo o nosso melhor em qualquer lugar. Além disso, vemos que não é fácil fazer a coisa certa, mas quando temos uma fé firmada na Palavra, conseguimos enfrentar os obstáculos e fazer a diferença.

ONDE ASSISTIR? Max

7 – Uma família em apuros

Amo filmes para toda a família assistir na sessão da tarde, sabe? Mas esse é ainda mais especial, pois traz uma mensagem profunda sobre a importância da família e de cultivar bons relacionamentos.

Um casal de avós que vive em um estado diferente do de sua filha, viaja para cuidar de seus netos. Mas ao entrarem nessa aventura, eles percebem que sua maneira de educar crianças é muito diferente da forma com que sua filha e genro criam os filhos. 

Acontece que a filha, Alice, tem algumas feridas em relação a seus pais. Eles não sabiam disso até passar um tempo de qualidade com ela e perceber que todos tinham questões a serem resolvidas. Depois de dias muito divertidos — e desafiadores — com a família toda junta, Alice percebe que na verdade, seus pais têm muito a ensinar e que ela perdeu tempo não se relacionando com eles.

Além de tratar sobre relacionamentos entre pais e filhos, o filme também mostra como a educação positiva pode ser prejudicial a seus filhos. Afinal, deixar eles fazerem tudo o que queriam, acabou deixando as crianças confusas e com alguns problemas emocionais.

ONDE ASSISTIR? Disney+

8 – Um senhor estagiário

Outro filme leve e bom para assistir em família. Um senhor estagiário conta com os fantásticos atores Robert De Niro e Anne Hathaway nos papeis principais. 

Jules Ostin é a criadora de um site bem-sucedido de vendas de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já conta com muitos funcionários. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, June começa a trabalhar com o viúvo Ben Whittaker, um homem com muita experiência e sabedoria. 

Jules é super ocupada e tenta equilibrar trabalho, família e amigos, mas enfrenta muitas dificuldades no processo e acaba prejudicando a sua família. Ao trabalhar com Ben, uma amizade é formada e a mulher, que parecia ter certeza de tudo, acaba confidenciando a Ben muitos de seus dilemas. Por outro lado, o idoso, que está encontrando um novo propósito na vida mesmo em sua idade, se vê preocupado genuinamente com a chefe e oferece sábios conselhos a ela.

O filme fala sobre a importância de respeitar diferentes gerações e manter princípios facilmente esquecidos, como o valor à família. Podemos aprender muito com a experiência de Ben e com o coração de Jules.

ONDE ASSISTIR? Max


Deixe um comentário