E POR QUE VOCÊ DEVE LER ESSE GÊNERO?
Pegar um bom livro, sentar em um lugar confortável e aproveitar a história que se desenvolve naquelas páginas é um dos maiores prazeres que existem — pelo menos para mim e para todos os leitores assíduos que conheço. Ao ler, melhoramos a nossa escrita, somos inspirados a imaginar mundos distintos e até a ter empatia por situações diferentes das nossas.
E como você escolhe a sua próxima leitura? Dependendo do nosso estado de espírito ou de nossas vivências atuais, escolhemos gêneros literários diferentes. Mistério para os dias nublados em que queremos um bom enigma para nos entreter. Comédia romântica para quando nos sentimos apaixonados ou querendo nos apaixonar. Drama quando precisamos chorar um pouco. Enfim, nossas escolhas literárias representam aquilo que estamos vivendo e necessitando.
Nesse sentido, queria apresentar um gênero para os leitores que buscam livros que não ferem seus princípios ou que até mesmo que falam sobre aquilo em que eles acreditam.
As obras de ficção cristã refletem os valores celestiais em histórias ficcionais, ou seja, criadas do zero. São narrativas que entretêm, divertem e emocionam, tudo isso sem ferir os princípios cristãos.
Então elas são pregações?
Não, mas existem alguns tipos de ficção cristã:
Ficção cristã baseada em histórias bíblicas
Essa é para fãs da série The Chosen, pois traz um desdobramento das histórias bíblicas. Não são narrativas reais, pois não estão escritas dessa forma na Bíblia, mas são baseadas nos fatos presentes nas Escrituras e em pesquisas sobre seu contexto geográfico, histórico e cultural.
Nessas histórias, por exemplo, o autor pode escolher um dos profetas da Bíblia e escrever um livro inteiro romantizando sua história, incluindo situações que podem ou não ter acontecido, mas nunca ferindo as Escrituras. Outra opção é utilizar os cenários bíblicos, mas incluir personagens que não existiram.
Tessa Afshar é uma autora que escreve histórias desse gênero com maestria.
O príncipe oculto

Em “O príncipe oculto”, Tessa viaja até a Babilônia para trazer a história de Keren, uma amada filha que precisa ser vendida como serva à casa do profeta Daniel. Lá, ela é muito bem tratada e faz amizade com os filhos de Daniel, e Jared, amigo deles. Porém, depois que um trágico acidente acontece, Keren foge e deixa seu amigo Jared enfrentando alguns dilemas. Enquanto isso, em sua nova casa, a menina tem a missão de alfabetizar o jovem filho de um pastor que guarda mais mistérios do que ela imagina.
O livro é surpreendente e traz ensinamentos valiosos sobre confiança em Deus e em Sua soberania. Mesmo que possa parecer estranho Daniel ter esposa e filhos — algumas linhas teológicas dizem que ele era eunuco — a história reflete muito bem os princípios bíblicos.
Além da Tessa, a Francine Rivers também tem ótimos títulos de ficção cristã baseada em personagens ou cenários bíblicos, como Uma voz ao vento e O guerreiro – Calebe.
Ficção cristã com princípios bíblicos muito claros e personagens explicitamente cristãos
Alguns livros de ficção cristã trazem as vivências e costumes cristãos de forma muito clara com personagens de fácil identificação. São histórias que se passam na igreja, com aqueles dilemas e questões que estão presentes na vida de todo cristão. Algumas dessas obras, trazem também uma mensagem evangelística, apontando sempre para Jesus e suas características.
Muitas autoras nacionais escrevem ficções nesse estilo, mas separei aqui dois exemplos:
Deixa nevar

Nessa história, conhecemos Vânia, uma designer de joias que recebe em sua loja o cobiçado herdeiro, Marco Remi. A atração é instantânea e um encontro acontece. Porém, depois de alguns anos, eles se reencontram e percebem que muita coisa mudou.
Você deve estar se perguntando qual é a parte cristã. Bom, nesse caso, os personagens começam a história sem conhecerem a Deus e depois se convertem. Eles vão à igreja, oram e refletem sobre a vida com o Senhor, mas tudo de forma muito natural e divertida. É uma comédia romântica ideal para mulheres com mais de 30 anos que podem se identificar com a rotina de trabalho e a vida amorosa de Vânia.
Encarando a Verdade

Essa história também apresenta um encontro com Deus, mas agora para adolescentes. Na escola, Melissa é conhecida por ser popular e rica, com viagens para fora do Brasil e muitas roupas de grife, mas na realidade, ela esconde sua verdadeira identidade. Um dia, ela conhece Nick, um menino cristão que consegue perceber suas mentiras e se aproxima dela para mostrar o caminho da verdade. Mel tem seu encontro com Deus e entende sua identidade Nele.
Ficção cristã que não fere princípios bíblicos
Existem também as histórias que simplesmente não ferem as Escrituras, pois são escritas por autores cristãos. Nelas, não vamos encontrar cenas de sexo explícitas, nem a representação do uso de drogas como algo bom. São narrativas leves, com personagens cristãos — ou não — e que carregam mensagens positivas.
Aqui estão alguns exemplos:
Cole e Laila são apenas amigos

Esse livro é uma comédia romântica gostosa e leve de ler. Mas prepare-se prepare: você pode não perceber ser escrito por uma autora cristã. Isso porque ela não criou personagens cristãos ou que falam sobre Deus em suas conversas. Eles apenas têm princípios morais condizentes à vida cristã. É uma obra livre de cenas de sexo, mas que conta com beijos apaixonados e aquela receita para uma boa história friends to lovers.
Foragidos do tempo

Uma trilogia de ficção científica para adolescentes. Nela, conhecemos Samuca dos Milagres, um menino sonhador que descobre como viajar no tempo e vive as maiores e mais improváveis aventuras. Mais uma vez, esses livros não contam com termos e expressões claramente cristãos, mas carregam os princípios do autor que crê em Cristo. É uma história sobre amizade e sacrifício, assuntos importantes para todo cristão.
Esses livros são uma ótima representação da presença cristã em todas as esferas da sociedade. Para chegarmos em lugares como o mundo das artes e do entretenimento, não precisamos carregar o nome “gospel” conosco. Podemos fazer a diferença com histórias limpas que alegram o Senhor e que exaltam seu nome. Pode ser até uma forma mais fácil de alcançar aqueles que não conhecem a Deus e que nutrem um preconceito com o termo “cristão”.
Mas por que você deve ler ficção cristã?
Agora que você entendeu o que é ficção cristã e os tipos existentes, chegou a hora de compreender os benefícios desse tipo de leitura.
1 – Leitura de boas histórias sem ferir seus princípios
Muitas vezes, queremos ler um romance bem clichê, mas não encontramos livros que não tenham cenas hot. Ou procuramos por uma boa fantasia, mas só encontramos mais hot e às vezes até mesmo ocultismo. Para não cansar de procurar por uma narrativa que vai te entreter, sem te chatear, vá em busca de uma ficção cristã. É certeiro.
2 – É possível encontrar ficção cristã de diversos gêneros
Ficção cristã não é sinônimo de livro cristão, ou seja, existem livros de todos os gêneros que se enquadram em ficção cristã. Você pode encontrar obras de mistério, romance, drama, fantasia, ficção científica, distopia e até de terror! Independente do seu estilo literário, existe uma história para você.
3 – São histórias escritas por autores cristãos
É muito bom saber que a história que você está lendo foi escrita por alguém que entende o universo em que você vive. Os autores sabem como é a vida com Deus, seus dilemas, questões e dificuldades. Também sabem como é a rotina, a vida em comunidade e as alegrias do cristão. Dessa forma, nos sentimos representados e nos identificamos com os personagens.
Aqui vão mais algumas dicas de livros — os meus preferidos:
Se pudesse contar as estrelas

Imagine acordar sem memória, em um lugar desconhecido, tendo como pista apenas um nome gravado em um colar?
Isso acontece com Alisson. Ela acorda na Terra do nunca, com 9 anos de idade e sem saber quem é. Depois de descobrir que o lugar onde ela está é o lar dos que nunca nasceram, Alisson precisa se adaptar à sua realidade. Ela faz amigos, aprende uma profissão, mas também encontra segredos e muitos mistérios.
Becca Mackenzie criou um universo cheio de detalhes e muito bem desenvolvido. É uma fantasia repleta de sensibilidade, magia, mistério e ação. É envolvente do começo ao fim.
Amor de redenção

Uma história emocionante e repleta de drama. Com sua escrita formidável, Francine Rivers nos leva para o ano de 1850, uma época em que os homens corriam atrás do ouro e as mulheres solteiras precisavam lutar para sobreviver.
Angel foi vendida como prostitua ainda criança. Ela não sabia o que era o amor até conhecer Michael, um homem temente a Deus e que escuta do Senhor que precisa se casar com Angel. Inspirado no livro de Oseias da Bíblia, Amor de redenção mostra o poder do amor de Deus, que insiste em nos resgatar e nos dar novas chances.
As crônicas de Nárnia

Essa série de livros é um clássico! Nela, conhecemos os irmãos Pevensie — Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia — e outros personagens importantes, enquanto vivem aventuras no mundo mágico de Nárnia. Escrito por C. S. Lewis, as histórias estão repletas de alegorias bíblicas, como a representação de Jesus feita por Aslan e diversos ensinamentos dos princípios cristãos.
Calçados confortáveis

Sou apaixonada por essa série de livros! Ela conta a história de 4 mulheres que se conhecem em um retiro espiritual. Todas elas — muito diferentes entre si — estão enfrentando dilemas e procurando pela orientação de Deus. Elas criam uma amizade e passam a se aproximar umas das outras através da oração, leitura bíblica e conselhos. É uma história linda sobre amizade e vida com Deus que nos inspira a buscar constantemente a presença do Senhor enquanto nos apresenta uma narrativa leve e envolvente.
As andorinhas de um continente em chamas

Essa é uma distopia para quem leu e amou Jogos Vorazes, Divergente e Maze Runner. Em um mundo devastado pela guerra, Kelaya, uma implacável oficial da Fenda, a facção rebelde que dominou parte do território, precisa tomar decisões importantes para o futuro da população. Ela descobre a existência de um artefato que pode mudar tudo e embarca em uma jornada em busca da verdade.
A narrativa é repleta de ação e reviravoltas de cair o queixo. Não perde nada para as famosas distopias que conhecemos.
Espero que você tenha se empolgado para começar a ler ficção cristã e descobrir esse universo cheio de boas histórias e autores talentosos!